Acesse o link: http://sites.google.com/site/chargesemsaladeaula/

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

POLÍTICA: Horário Eleitoral



Atividades:

- Você considera o horário eleitoral importante? Ele realmente contribui para a escolha do nosso representante no governo?

-As palavras que imitam os sons são chamadas de onomatopeias. Identifique a onomatopeia da charge e a explique. Cite outras onomatopeias.

- Como você interpreta a segunda imagem da charge?

- A partir das imagens elabore uma pequena narrativa.

5 comentários:

  1. Maria Isabel:o blog ficou ótimo, parabéns,pesquisadores.Acredito que esse tipo de gênero textual,além de evidenciar a hitória atual de uma sociedade,e com isso,tornar seus alunos (leitores) mais críticos,também ajude a introduzir conteúdos da língua portuguesa em sala de aula,de forma criativa, interativa e menos tradicionalista.

    ResponderExcluir
  2. O horário eleitoral só seria importante se antes nossos políticos passassem por uma reciclagem e se conscientizassem que para ser político de verdade é preciso respeitar e amar a Pátria, o povo que nela vive. É preciso que eles andem com um dicionário online que possibilite a consulta de palavras necessárias para desempenhar o papel de representantes de uma população como: honestidade, dignidade, respeito, sinceridade e outras que se fazem urgência em seu uso. E outras como: mentira, roubo, sacanagem, troca de favores, abuso de poder, exploração, propina, desonestidade, corrupção, etc. que precisam ser deletadas da vida política. Talvez assim, possamos voltar a acreditar que através do voto tenhamos um governo que atenda os anseios da população e promova a justiça, o crescimento ordenado, a valorização do ser humano e garanta os direitos constituídos em nossa lei tão fragilizada pelos atuais políticos.

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de gênero textual em sala de aula é um forte aliado dos docentes, não só da disciplina de língua portuguesa, mas também de outras disciplinas.
    Fiz o uso desse gênero na disciplina de Sociologia e colhi resultados muitos satisfatórios.

    ResponderExcluir
  4. Daniela,
    por favor coloque o link de um site que você disse que tem diferentes ferramentas de ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante o trabalho com charges e fiquei bastante curiosa quanto ao estudo de mestrado que vocês estão realizando. Sou professora no estado do Paraná e estou de desenvolvendo um projeto com trabalho em sala de aula utilizando as CHARGES , feitas pelo jornalista e cartunista, Heitor Fernandez, aqui da cidade onde moro- Foz do Iguaçu. Em que autores posso fazer a fundamentação teórica para o trabalho com charges?

    ResponderExcluir