Acesse o link: http://sites.google.com/site/chargesemsaladeaula/

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OLÍMPIADAS 2016



Atividades:

Quais as possíveis leituras que poderiam ser feitas a partir desta charge?

Quais os benefícios para o nosso país de ser sede das Olímpiadas em 2016?

Podemos ver o desenvolvimento econômico e social do Brasil nos últimos anos. Você acredita que este estereótipo que envolve o Rio será mudado? Se sim, quando? O que é necessário para que haja diminuição da violência?

Como o esporte pode mudar a vida de uma pessoa?

7 comentários:

  1. Olá, professores. Como professora de Língua Portuguesa, acredito que a utilização de ferramentas digitais no ensino de Língua Materna possibilita uma maior interação entre aluno e professor, aluno e aluno. No caso em questão, até entre professor e professor. Como o acesso à internet tem ampliado significativamente, acredito que o uso do Blog, por exemplo, pode possibilitar que o aluno faça uso da escrita e desenvolva sua competência comunicativa. Interessante como essa ferramenta e o gênero textual escolhido para trabalhar em sala de aula podem levar o aluno a outros espaços, a outros hipertextos. Lendo as charges, acabei fazendo algumas pesquisas na internet, procurando outros Blogs e outras charges. Encontrei alguns blogs que gostaria de compartilhar: http://blogdomangabeira.blogspot.com/
    http://blogdomangabeira.zip.net/
    http://blogauxiliar2.blogspot.com/2009/11/charges-olimpiadas.html
    http://www.blogdomadeira.com.br/?p=6265&cpage=2
    http://amarildocharge.wordpress.com/category/charges/
    As charges são um gênero textual muito interessante. São diversas as possibilidades de trabalho, as abordagens: intertextualidade, dêiticos, ideologias, formações discursivas, representações sociais...

    ResponderExcluir
  2. Gostei das sugestões de outros blogs da professora Rosângela e, é claro, das sugestões deste blog. Há também o site www.charges.com.br, com charges interessantíssimas e com animação.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, professores! Concordo com a professora Rosangela Borges, utilizar-se de blogs para trabalhar algum conteúdo específico é uma ferramenta que pode gerar vários resultados benéficos. No caso apresentado, as charges são um gênero textual muito interessante, pois podemos trabalhar, de maneira ampla, um tema a partir de uma visão crítica, relacionando o humor com o horror. Além disso, a charge é capaz de entreter o leitor através de suas imagens.

    ResponderExcluir
  4. Colegas professores,
    como afirmou Pedro Demo: "... nós sabemos entender o silêncio, nós sabemos entender uma reticência, nosso crânio entende coisas ambíguas, lê nas entrelinhas, arruma as coisas obscuras e obscurece as claras, quando quer..." Diante desse poder, quanto mais instrumentos e fontes tivermos para nos motivarmos e motivarmos nossos alunos, mais asseguramos o trunfo de produzir conhecimento e não apenas copiá-lo ou reproduzi-lo.
    Obrigada por disponibilizarem essa rica ferramenta e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. A temática abordada nessa charge faz parte de um assunto bastante polêmico atualmente. O fato de que as olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro supostamente vão gerar mais violência, está servindo de suporte para diversos cronistas, chargistas e jornalistas. Realmente existe um estereótipo que contrapõem a beleza do Rio e sua violência, porém o período mencionado pode ser uma oportunidade para os governantes, os atletas, a sociedade de maneira geral, modificar a imagem já construída.
    O espírito esportivo consegue sim influenciar as atitudes e o comportamento de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito das charges que encontrei aqui e gosataria de receber mais algumas para trabalhar em sala com meus alunos.
    gi

    ResponderExcluir
  7. Pesquisando na net, encontrei esse blog com atividade sobre charge, achei muito interessante e proveitoso.

    ResponderExcluir