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segunda-feira, 30 de novembro de 2009

MEIO-AMBIENTE




Atividades:

Que sensações as imagens te provocam?

Quais as possíveis leituras que poderiam ser feitas a partir desta charge?

Discuta o cotexto sócio-histórico de produção desta charge.

Discuta os efeitos do desmatamento sobre o planeta terra.

Em sua opinião, que tipo de punição os desmatadores devem sofrem?



Mais atividades:

Acessem o endereço abaixo e leiam a matéria “O balanço do desmatamento na Amazônia” – é uma notícia do Jornal Nacional da Rede Globo sobre o desmatamento.
http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA132719=-3586,00.html
A primeira frase da notícia afirma que “segundo estimativa, calculada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, houve uma redução de 30% na taxa de desmatamento”.
Analise a charge e a relacione com essa informação. Faça seu comentário.

No Google maps – com a ajuda de seu professor, localize as áreas de maior desmatamento no Brasil.

Reflita: e sua cidade? Como é a vegetação de sua cidade?

Agende uma visita com algum pesquisador da área (agrônomo, por exemplo) e questione sobre o avanço (ou não) da agricultura em sua comunidade. Quais são os efeitos (positivos e/ou negativos) do desenvolvimento agrário em sua cidade. Faça um texto relacionando todas as informações desse estudo e prepare uma apresentação para a sala de aula.

5 comentários:

  1. Olá, professores, como uma das propostas do Blog é apresentar possibilidades do uso de charges no ensino de Língua Portuguesa, gostaria de apresentar a seguinte sugestão: os alunos poderiam pesquisar na internet ou mesmo em jornais impressos o tema “Madeira ilegal”. A partir do gênero textual “notícia”, poderiam elaborar, a partir das hipóteses estabelecidas a partir das informações constantes nos textos pesquisados, a reportagem que possivelmente será veiculada em 2020.
    Na sala de aula, acho que seria interessante se utilizar uma pouco da gramática visual, abordada na Semiótica. Vejam: de que cores o chargista se utiliza? Quais são os planos na figura? Que imagem vemos num primeiro momento? Por que a presença de uma mulher e de um ninho de pássaros? Que relação tem o desenho de um cifrão em diversos pontos na charge e com a mulher que porta uma bolsa? Por que apenas a mulher e o objeto de consumo estão coloridos?
    Agora, gostei muito da sugestão de o aluno pesquisar a notícia no Jornal Nacional online.
    Acho que é possível fazer com que o aluno se utilize de uma ferramenta multimídia para ampliar seus conhecimentos e se tornar um leitor/produtor de textos competente.

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  2. A ideia de pesquisar no Google Maps também foi brilhante!

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  3. Esta charge é interessante porque reflete a uma contradição: o ninho do pássaro e o lar de um humano. Um destrói o outro para viver.
    A partir do momento em que o homem, em seu processo histórico de evolução como espécie animal, precisou modificar a natureza para sobreviver os limites dessa necessidade parecem ter se tornado "sem limites".
    Assim, a charge é uma reflexão sobre os limites que são necessários impor ao homem para que a natureza não pereça.

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  4. O desmatamento é terrível não só no Brasil mas no mundo todo. A necessidade de mudanças políticas é urgente e a população precisa se levantar para clamar em prol do meio-ambiente antes que seja tarde demais!

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  5. A charge acima nos faz refletir acerca da falta e/ou descaso com as mudanças climáticas e a preservação ambiental, uma vez que a madeira que é extraída ilegalmente faz com que diversos animais percam, gradativamente, seu habitat e , ainda assim, essas árvores não são reflorestadas. Deveríamos ter uma política que empregasse a boa educação e nos fizesse ser mais conscientizados. Por estarmos inseridos num país subdesenvolvido acreditamos que a matéria prima ilegal tem boa qualidade e ainda é barata, porém nao refletimos sobre o prejuízo que nos é causado a cada nova aquisição.

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